Blog

Como eu sei se estou com cárie?

Essa avaliação é feita exclusivamente pelo dentista que irá avaliar o quadro clínico bucal e dirá com certeza se você tem ou não cárie. A cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la.

O diagnóstico de cárie normalmente é fácil. Como pode ser detectado?

Através de perguntas sobre dor de dente e sensibilidade, exame da boca e dos dentes, análise meticulosa dos dentes com instrumentos odontológicos para verificar se há presença de cáries e raio-X dentário.

Como evitar a cárie?

Escovar os dentes logo após as refeições ajuda a prevenir a formação de placas bacterianas. Após os 20 primeiros minutos após a alimentação, as bactérias entram em processo acelerado dentro da boca. A escovação noturna é fundamental, uma vez que, as bactérias estão mais ativas à noite, pois a salivação é menor.

Os selantes dentais também ajudam a prevenir o aparecimento de cáries. Esse procedimento normalmente é realizado em crianças, logo após o surgimento dos molares, que impedem o acumulo de placa nas cavidades das superfícies vulneráveis. Para os idosos também é recomendado o uso de selantes.

Outra forma de prevenção é a utilização de flúor, o mesmo quando ingerido durante o desenvolvimento dos dentes, pois é incorporado à estrutura do esmalte e ajuda a proteger contra a ação dos ácidos.

Passar o fio dental também é primordial na prevenção das cáries e problemas de gengiva.

E mesmo com toda essa prevenção, é preciso ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para aplicação de flúor e limpeza dos dentes e boca.

Possíveis complicações:

  • Dor e desconforto;
  • Sente fraturado;
  • Não conseguir morder com o dente;
  • Abscesso dentário;
  • Sensibilidade no dente.

Cárie tem cura?

Geralmente o tratamento salva o dente, e se tratado de forma precoce é menos doloroso e mais barato do que o tratamento de uma cárie avançada.

Você pode precisar de medicamentos anestésicos ou outros medicamentos receitados para aliviar a dor durante e depois do tratamento odontológico.

Somente um médico ou dentista pode receitar o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. É fundamental seguir as orientações do seu médico ou dentista e nunca se automedique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta com duvidas? fale conosco!!